terça-feira, 14 de dezembro de 2010

É preciso começar cuidados contra a dengue

Com a chegada do verão é preciso cuidados com a transmissão do mosquito com a dengue. Nos últimos anos, alguns municípios conseguiram controlar a proliferação e não causar uma tragédia na região.
Historicamente as regiões Oestes, Norte e Noroestes concentram o maior número de casos e focos de criação do mosquito. Para combater a doença é imprescindível a participação de toda a sociedade. “Sem a participação da população é impossível estabelecer controle satisfatório para a ocorrência da doença, uma vez que a maioria dos criadouros – mais de 90% – são encontrados dentro dos imóveis”, comenta o secretário de saúde Carlos Moreira.
O Paraná em 2010 teve mais de 150 casos de dengue confirmados, dos quais 86 são autóctones – contraídos no próprio Estado. Mas os dados mais preocupantes foram no estudo de Índices de Infestação Predial dos municípios, que estavam altos.
Os principais cuidados para evitar a dengue é substituir a água dos vasos de plantas por areia grossa, manter os pneus sem água e em local coberto, lavar e trocar todos os dias a água dos bebedouros dos animais, entre outros.